call.png
55 11 99567-5258 
mail.png

contato@habitarti.com.br

O ATENDIMENTO DE ADULTOS NO CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA

27/08/2017

 

O atendimento de adultos nos consultórios de Psicologia é a modalidade de atendimento mais antiga e mais conhecida. São muitos os motivos que os levam a procurar auxílio psicológico e as formas de como chegam ao atendimento. Geralmente movidos por sintomas incômodos, alguns vêm por iniciativa própria e outros são encaminhados, em grande parte por médicos. Contudo, diferente das crianças e adolescentes, os adultos são aqueles que entram em contato para agendar as sessões, se dirigem ao consultório e realizam o pagamento ao profissional, fazendo com que a relação seja diferente.

 

Com a fala já desenvolvida, essa se torna a grande ferramenta para o atendimento de adultos. A escuta com uma atenção flutuante de alguém que fala livremente, fazendo associações, tentando encontrar algumas respostas e ouvindo a si mesmo, se dando conta daquilo que antes não fora dito, ou não fora por ele ouvido. Outra grande ferramenta é a própria relação terapêutica que o paciente estabelece com seu terapeuta, alguém em posição de neutralidade, sem julgamentos, capaz de ouvir tudo o que ele tenha a dizer e ainda possa ajudá-lo a iluminar algumas ideias e a costurar com ele sua própria história.

 

Algumas pessoas buscam a terapia por conflitos internos que causam angústias, medos, raivas e outras emoções que incomodam e atrapalham do dia a dia daquele que sofre. Outras, sofrem por uma constituição psíquica deficitária, onde houve alguma falha que impossibilitou que se estruturasse de maneira adequada. As técnicas empregadas e intervenções variam muito de acordo com a demanda que o paciente estabelece e sua estrutura psíquica.

 

Nesse contexto clínico, o atendimento de adultos passar por questões típicas dessa faixa etária, como por exemplo o processo de amadurecimento, os relacionamentos amorosos, a sexualidade, a vida profissional, a maternidade/paternidade e o envelhecer. Acompanha crises pessoais, perdas, reinvenções, reajustes de rota de vida e as buscas, em prol de uma existência autêntica, fértil, consciente e satisfatória.

 

Leia também:

Sobre o autor:

Luana da Silva Oliveira - Psicóloga Clínica e Organizacional, realiza atendimento clínico com crianças, adolescentes, adultos, casais e família.