call.png
55 11 99567-5258 

CRP/SP: 7754/J 

mail.png

contato@habitarti.com.br

DISTÚRBIOS DO SONO

26/06/2017

 

Distúrbios do sono consistem nas dificuldades relacionadas ao sono que ocasionam prejuízos à saúde física e emocional de quem as apresenta. Eles podem ser agrupados em quatro categorias principais:

 

  • Dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo;
  • Problemas para permanecer acordado;
  • Problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono;
  • Comportamentos incomuns durante o sono.
  •  

Dentre eles, podemos citar:

 

  • Insônia;
  • Hipersônia;
  • Terrores noturnos;
  • Sonhos de angustia e pesadelos;
  • Sonambulismo

 

Chegam à clínica de psicologia geralmente após avaliação médica, quando causas orgânicas, como os distúrbios respiratórios do sono e o uso de substâncias que alterem o sono, não puderam ser identificados e os sintomas persistem.

Segundo o médico especialista em sono Mauricio Bagnato, a insônia é a queixa mais frequente dos portadores de distúrbios do sono, sendo que de 30% a 40% dos indivíduos, em alguma fase da vida experimentarão esses sintomas.

 

Os distúrbios do sono também são queixas comuns entre bebês e crianças, nos remetendo aos primórdios de nossas vidas. Quando bebês e crianças dependemos de alguém que nos forneça um ambiente agradável para o adormecimento, a pacificação do mundo pelo amparo invisível de uma presença materna amorosa. Portanto o dormir depende de uma ilusão de segurança. Com nosso desenvolvimento, passamos a ter essa própria capacidade de nos fazer adormecer e despertar.

 

Maléficos a quem está sujeito eles, os distúrbios do sono podem causar lesões aos órgãos do corpo que não descansa, principalmente o coração e emocionalmente causar aumento dos níveis de ansiedade tensão.

 

O ideal contemporâneo da sociedade de estar sempre esperto, alerta e não poder perder nada, faz com que se torne cada vez mais difícil entregar-se ao repouso, livre de excitações e estimulações, desinvestindo do seu mundo externo.

 

O tratamento em psicoterapia nesses casos é de suma importância a fim de reduzir a ansiedade e tensão decorrente dos sintomas, bem como tratar das questões que impedem o adormecimento e a manutenção do mesmo.

 

Se quiser saber mais mais sobre o trabalho realizado nesses casos entre em contato conosco ou agende um horário com a nossa equipe:

 

Sobre o autor:

Luana da Silva Oliveira - Psicóloga Clínica e Organizacional, realiza atendimento clínico com crianças, adolescentes, adultos, casais e família.

Fonte:

https://drauziovarella.com.br/envelhecimento/disturbios-do-sono/

http://www.sono.org.br/sono/index.php