call.png
55 11 99567-5258 

CRP/SP: 7754/J 

mail.png

contato@habitarti.com.br

O Habitar a si mesmo

18/08/2017

 

Habitar no dicionário é um verbo transitivo direto e indireto e tem como significado ocupar como residência; morar. Vem do substantivo habitação, que significa lugar ou casa onde se habita; morada; vivenda. Vendo desse ponto de vista podemos pensar em uma casa, um lar físico, com paredes, teto, chão, móveis e tudo que é necessário para estar confortável e seguro dentro do seu espaço. E se pensássemos nosso corpo dessa mesma forma? E a nossa mente? Como é se habitar?

 

O TI do nosso nome vem das iniciais de Terapias Integradas, pois acreditamos no atendimento integral do ser humano, onde nenhuma faceta pode ser desconsiderada, tanto orgânica como psicológica. Acreditamos no atendimento em equipe, onde as discussões de caso se complementam e olhar do profissional permanece ampliado.

 

Mas o TI também pode funcionar como a forma que assume o pronome tu sempre que precedido de preposição. Como é habitar a ti? Que possui uma história, uma família, ancestrais, um corpo, desejos, frustrações, limitações, carências, uma voz, um olhar, uma escuta... enfim, tudo é único. Acreditamos que quando o sujeito está mais consciente de si e toma seu destino e escolhas em suas mãos, há um funcionamento saudável e maduro.

 

Nossa proposta é trabalhar no sentido da constituição desse sujeito que também se sinta confortável e seguro em si. Com as estruturas necessárias para que cada coisa fique em seu lugar, com o mobiliário necessário para organizar e aconchegar, onde as coisas funcionem, cumpram as suas funções, onde o sujeito possa existir de forma autêntica, prazerosa e consciente.

 

Sobre o autor:

Luana da Silva Oliveira - Psicóloga Clínica e Organizacional, realiza atendimento clínico com crianças, adolescentes, adultos, casais e família.