call.png
55 11 99567-5258 
mail.png

contato@habitarti.com.br

LACUNAS

29/06/2017

 

Segundo o dicionário, lacuna é uma falha, espaço vago no interior de um corpo ou o que falta em algum corpo ou na memória. Agora, o que leva alguém a ter uma lacuna na memória? Como podemos esquecer de passagens de nossas vidas? E mais, o que ocorre com esses conteúdos?

 

Segundo o pensamento psicanalítico freudiano clássico, ideias ou acontecimentos que nos causam grande angústia são retiradas da nossa consciência, passando a integrar nosso inconsciente. Assim podemos explicar as lacunas em nossas vidas, que nos levam a uma busca pela nossa verdade, pela nossa história e pelo autoconhecimento.

 

Uma das principais tarefas do psicoterapeuta é auxiliar que seu paciente entre em contato com esses conteúdos, os vivencie e elabore, completando assim suas lacunas, Isso fornece a ele uma história a contar e, como disse Hannah Arendt, “Toda dor pode ser suportada se sobre ela possa ser contada uma história”.

Sobre o autor:

Luana da Silva Oliveira - Psicóloga Clínica e Organizacional, realiza atendimento clínico com crianças, adolescentes, adultos, casais e família.